XCK, a modalidade de mountain bike para crianças só cresce e deve ter grids cada vez maiores.
O mountain bike é um dos segmentos de ciclismo mais difundido no mundo. O Brasil não fica atrás e a prova está nos números (as vendas representam mais de 60% do mercado de bicicleta) e em fatos como termos hoje um atleta entre os melhores do mundo, Henrique Avancini, e a realização de uma etapa do Mundial marcada para abril/2022 em Petrópolis.
Dentro do mountain-bike existe uma série de modalidades que são conhecidas por siglas, tais como XCO (Cross-Country Olímpico), XCM (Cross-Country Maratona) e XCC (Cross-Country Short Track). Porém, dentro dessa sopa de letrinhas, uma geração foi deixada de lado por um bom tempo. As crianças e pré-adolescentes nunca tiveram lugar oficial nas competições de mountain bike.
Mesmo sem opções de competições, o segmento de mountain bike infantil cresceu ano a ano baseado simplesmente no uso recreativo. Durante esse processo, novos modelos e até novas marcas surgiram oferecendo bicicletas à altura do que os novos pequenos ciclistas exigiam. O mercado se fortaleceu e essa parcela infantil do MTB só cresceu e se tornou cada vez mais consistente.
Foi nesse cenário que surgiu o MTB XCK ou Mountain Bike Cross-Country Kids. O que começou com pequenas e tímidas participações em eventos de adultos mudou. As crianças estão conquistando o seu espaço no mountain bike. Já temos eventos exclusivos para crianças, pequenos atletas dedicados ao esporte, mídia especializada e bikes apropriadas. Foi assim, metendo as caras, que as crianças conseguiram o reconhecimento com o XCK.
A modalidade XCK envolve a participação de crianças de 2 a 15 anos. As categorias são divididas por idade (de dois em dois anos) e pelo tamanho dos aros das bicicletas. Ao todo, são 12 categorias. As provas são disputadas em circuitos que variam entre 1 e 1,5 km e o número de voltas é determinado de acordo com as categorias. A forma de disputa segue a mesma linha do XCO, porém com exigências técnicas e físicas proporcionais à idade das crianças.
O mercado de bikes infantis é um dos que mais crescem. Mundialmente, é um mercado que vai crescer algo em torno de 2.59 bilhões de dólares até 2025. Além disso, o calendário de eventos de MTB XCK vai só crescendo com realização de eventos como a Copa Bike Kids Brasil, Copa Rootsinhos e Copinha Capixaba Kids. Para 2022, está prevista a estreia da Copa Brasil de MTB XCK com etapas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.